Juntos, vamos continuar transformando Manaus!
Juntos, vamos continuar transformando Manaus!
Manaus é sete vezes a capital com os melhores serviços de saúde básica
Desde 2021, a cidade tem se destacado em relação ao avanço da saúde básica da cidade, sendo pela sétima vez consecutiva escolhida
em primeiro lugar com a capital com a melhor Atenção Primária à Saúde do país, com 81%, segundo o Previne Brasil. Com um índice de 8,8, referente aos meses de setembro a dezembro de 2023, a cidade tem se mantido na melhor avaliação entre as 27 capitais desde o primeiro trimestre.
Em anos anteriores, a cidade chegou a 67,2%, referente ao mês de dezembro de 2020, mas, isso se deve ao avanço nos últimos quatro anos, onde a saúde básica de Manaus passou por transformações.
O “Previne Brasil” é o programa do Governo Federal que avalia a qualidade dos serviços de saúde básica em todo o país e é utilizado como critério para o financiamento das ações municipais. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as estruturas responsáveis por oferecer os serviços de atenção básica, que incluem orientações sobre a prevenção de doenças, realização de consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos.
Para chegar a esse índice, o Ministério da Saúde avalia sete indicadores: gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12ª semana de gestação; de gestantes com exames para sífilis e HIV; de gestantes com atendimento odontológico realizado; de mulheres com coleta de exame citopatológico na APS; de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a pentavalente e contra a poliomielite; de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e de pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), necessitavam de reformas por conta da grande demanda durante a pandemia e que agora somam mais de 70 unidades totalmente reformadas e ampliadas, atendendo de maneira mais eficiente toda a população .
Além disso, as Unidades de Saúde da Mulher têm desempenhado um papel crucial na prestação de cuidados específicos para a saúde da mulher, com mais de 100 mil atendimentos realizados. Essa expansão e melhoria na infraestrutura são vitais para assegurar serviços de saúde de qualidade para os cidadãos.
Essa também é a realidade das comunidades ribeirinhas. Nos últimos três anos, foram entregues duas UBSs Fluviais e quatro Rurais, uma delas revitalizada e ampliada. Recentemente, foi inaugurada a Base Fluvial de Endemias Enfermeiro Adenilson dos Santos Torres, que aguardava reforma há 30 anos, agora oferecendo condições dignas para o atendimento da população.
Alcançar, mais uma vez, a maior nota entre todas as capitais brasileiras avaliadas pelo programa é a confirmação de que Manaus segue avançando no propósito de oferecer a todos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, a melhor atenção e o melhor cuidado à saúde.