A Atenção Primária à Saúde (APS) em Manaus atingiu 80,1%, ultrapassando a média nacional de 78,22%. Sob a gestão municipal, o índice cresceu quase 70% em três anos, atingindo 80,16% em agosto de 2023. A secretária de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a meta de 75% para 2024 foi superada, graças a ações como reforço de pessoal, reformas de unidades e reorganização de processos.
O crescimento contínuo da atenção básica é resultado de estratégias eficazes, incluindo construção e reforma de unidades de saúde, contratação de profissionais e reorganização do trabalho. O avanço posiciona Manaus liderando o Previne Brasil por seis quadrimestres consecutivos. Nas zonas Leste e Oeste, houve um aumento significativo na cobertura, evidenciando eficácia nas iniciativas de ampliação e melhoria do acesso.
A diretora de Inteligência de Dados, Sanay Pedrosa, destaca a metodologia simples, baseada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e Atenção Primária (eAP), e seu impacto positivo na gestão dos serviços. Com mais de 80% de cobertura, Manaus destaca-se nacionalmente, evidenciando a eficiência e qualidade dos serviços oferecidos.