Um pacote de ações integradas destinadas a proporcionar infraestrutura e investimentos em eventos do Carnaval de Manaus em 2023 foi lançado pelo prefeito David Almeida nesta quinta-feira (9).
A gestão municipal destinará mais de R$ 6 milhões às escolas de samba dos Grupos Especiais “A” e “B”, e a 109 blocos de rua que ocorrerão em todas as zonas da capital amazonense, selecionados por meio de edital.
“A prefeitura vai entrar com todas as suas estruturas dando apoio a esse evento. Eu sou evangélico, mas nunca vou deixar de apoiar o Carnaval, a cultura, os blocos e as bandas. Não deixarei de cumprir o meu papel. A pessoa ‘David’ é evangélica, mas o prefeito é de todos. Temos que respeitar a todos, porque vivemos em uma sociedade inclusiva. Eu tenho a certeza de que esse Carnaval de 2023 vai se fortalecer. É esse papel que a população espera de nós e vamos fazer o melhor para o bem da população de Manaus”, enfatizou Almeida.
Dados disponibilizados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) dão conta de que mais de 65 mil pessoas prestigiam os desfiles das Escolas de Samba de Manaus, gerando cerca de 20 mil postos de trabalho na cadeia produtiva da cultura, sendo 4.500 diretamente ligados às escolas.
Durante sua fala de anúncio das ações, o prefeito destacou também o impacto positivo dessas comemorações na economia da capital.
“Eu nasci em um bairro onde convivemos com uma grande diversidade cultural. Sou evangélico, mas os meus amigos de infância fundaram uma escola de samba. Lá, surgiram diversos grupos folclóricos. Quando você tem um evento como este, o seu vizinho se prepara, pega a caixinha, compra água e gelo para vender. O outro vende a cerveja, o refrigerante. A costureira lucra com a confecção do abadá, o autônomo vai vender o salgadinho e o churrasquinho. Tudo isso é a essência da comunidade. Eu vivi isso de perto e não poderia virar as costas para isso”, ressaltou.