O prefeito de Manaus, David Almeida relizou uma visita técnica neste domingo (26) em áreas da capital classificadas como de ‘altíssimo risco’ no período inverno amazônico. Os ministros do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva participaram em comitiva.
A visita passou pela comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes e também pela erosão na rua Topázio, no bairro Jorge Teixeira. Área onde ocorreu a tragédia que vitimou oito pessoas, no último dia 12. No local, o prefeito de Manaus explicou que o desmoronamento das casas foi causado pelo acúmulo de lixo em uma área que já havia sido recuperada pela Prefeitura.
“Aqui se formou uma lixeira viciada e após sete horas do final da chuva, nós tivemos o desbarrancamento. Então, nós temos que trabalhar a conscientização do descarte adequado do nosso lixo para que possamos evitar problemas como este. Ontem, os grandes problemas causados na nossa cidade foram consequências do lixo. Eles acabam indo para os nossos igarapés, represando os rios, entupindo os bueiros e alagando as residências”, afirmou David.
Na ocasião, o chefe do executivo confirmou o envio de 62 projetos ao Governo Federal para a recuperação de áreas de risco, através de recursos federais.