Nesta terça-feira (19), o prefeito David Almeida avançou na expansão da Rede de Atenção Primária à Saúde em Manaus, entregando a Unidade de Saúde da Família (USF) Lourenço Borghi, na zona Sul. Essa é a 62ª unidade revitalizada pela gestão, proporcionando um atendimento mais eficiente e humanizado.
Com investimentos estruturais de R$ 1,2 milhão, sendo R$ 573 mil do Ministério da Saúde, a USF Lourenço Borghi agora tem capacidade para realizar 15,7 mil procedimentos mensais. As melhorias incluem ampliação do espaço de acolhimento aos pacientes, aumento da área administrativa, consultório farmacêutico, sala de vacina ampliada, entre outras.
O prefeito destacou o avanço na saúde básica, tornando Manaus referência nacional. A unidade, que atende 58 mil pessoas nos bairros Japiim e Distrito Industrial, conta agora com rampa, banheiro PCD e mais um consultório odontológico, dobrando a capacidade de atendimento odontológico.
A secretária da Semsa, Shadia Fraxe, ressaltou a preocupação com a acessibilidade e destacou a inclusão de serviços na USF. Com quatro equipes de saúde, a unidade oferece atendimentos clínicos, odontológicos, pré-natal, vacinação, testes rápidos, entre outros serviços.
Com essa entrega, a gestão de David Almeida já revitalizou 62 unidades de saúde. O plano inclui mais 21 em andamento, sendo nove construções de grande porte. A saúde básica em Manaus passa por uma verdadeira revolução, com o compromisso de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente e acolhedor.