Quero te contar o que eu aprendi nas minhas andanças em Manaus e ao longo da minha vida, junto com meus pais e meus irmãos: educação de base faz diferença. É cuidando da educação de base que vamos poder trazer de volta o sonho da população manauara. Na nossa gestão, transformamos 361 unidades de educação, entre reformas e construções, dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).
O CMEIs são instituições que, em Manaus, atendem crianças de 3 a 5 anos, início da vida escolar. É nesses locais onde elas dão os primeiros passos no aprendizado e na vida em sociedade. Nesse sentido, os CMEIs precisam dar todas as condições para que os alunos possam iniciar essa jornada da melhor maneira possível.
Por mais que alguns bairros já tivessem CMEIs com alguma estrutura, muitas eram precárias. Não é possível dar uma educação de qualidade sem oferecer um ambiente propício para o estudo. Sem dúvida, o primeiro passo é investir em um local digno em que os estudantes possam se desenvolver.
Reforma e construção dobram vagas em Manaus
As novas escolas são também mais amplas e, com elas, surgiram também novas vagas, possibilitando que mais crianças tenham acesso ao ensino público de qualidade.
Entre as minhas últimas visitas em escolas municipais, eu conheci a Miriam. Ela é mãe da Milena, de 5 anos. As duas moram no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. A mãe me contou aliviada que, finalmente, conseguiu uma vaga para a filha na tão sonhada escola perto de casa, depois de anos tentando.
A Milena vai estudar no Cmei Maria Emília Mestrinho. Ali, o número de vagas e passou de cerca de 400 vagas para 800. E não são apenas salas maiores, são também melhores. A saber, os ambientes são modernos e equipados com ar condicionado, acabamento digno de instituições particulares e têm todo apoio técnico pedagógico para ajudar no desenvolvimento dos alunos e entregar uma educação de base em Manaus comparável a qualquer lugar do mundo.
CMEIs atendem todas as necessidades de aprendizagem
Uma preocupação que tivemos ao longo da gestão foi tornar os ambientes o mais inclusivo possível. Para isso, todas as reformas e construções que fizemos foram pensadas para ser acessível. Em todos os prédios, foram construídos elevadores para Pessoas com Deficiência (PCDs) e uma arquitetura que permite a livre circulação para quem tem baixa mobilidade.
Além disso, os CMEIs contam com as chamadas “ Salas de Recursos”. Nesses espaços, professores e alunos têm à disposição materiais para auxiliar o aprendizado de crianças com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Vou te dar aqui uma informação importante sobre isso: em 2020, havia 134 unidades de ensino com salas de recursos. Em 2024, esse número subiu para 203. Foi possível abrir, com isso, mais 120 novas turmas para atender os 4.544 estudantes que precisam do serviço.
Valorização e apoio elevam qualidade da educação de base
Contudo, sabemos que apenas uma boa estrutura não é o bastante para termos uma educação de base na cidade de Manaus. Por isso, com trabalho, coragem e coração investimos também na formação e valorização dos profissionais de educação.
Só para ilustrar, ainda falando de Educação Especial, a nossa gestão formou, apenas em 2023, 660 mediadores (Estagiários de Apoio Escolar da Educação Especial), 96 professores de classes/Escolas e EJA Especial e 156 professores das salas de recurso. Em outras palavras, são profissionais que podem ser remanejados reforçar o quadro das escolas em toda a capital.
Isso tudo sem falar dos outros projetos de formação, como o de Formação Integrada; o pagamento das datas base, que somou um reajuste de 35,43% entre 2021 e 2024, e ainda, as mais de 3.800 progressões funcionais.
Esses investimentos resultaram em um ambiente propício para o trabalho do corpo docente e reaproximação dos alunos à vida escolar. Com isso, tivemos números impressionantes a respeito a evasão escolar. Já que estamos falando da educação de base, só nesse recorte, tivemos uma redução de 96% no abandono escolar. Mas tivemos ainda a redução de 84% no Ensino Fundamental e de 86% na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Concluo, assim, que a nossa gestão conseguiu dar início a um grande projeto que pode fazer com que Manaus seja referência na educação mundial, assim como já vem sendo reconhecida nacionalmente. Se você quiser saber mais sobre ações de Educação e outras estratégias para a nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.