O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) mostrou que a educação, sob a nossa gestão, está entre as cinco melhores do Brasil. Os números da educação revelaram que o ensino na rede municipal de Manaus somou as maiores notas da história do ensino fundamental Manauara. Agora, Manaus é Top 5 da Educação do Brasil.
Conforme avaliação do Ideb, do Ministério da Educação, o MEC, saímos da 13ª posição em 2021 para a 5ª, no ano de 2023, como resultado dos alunos matriculados do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
Do mesmo modo, os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental saltaram do 13° para o 6° lugar no mesmo período. Nosso índice saltou de 5,5 para 6,2 nos anos iniciais do ensino; e de 4,8 para 5,2 nos anos finais.
Gestão de mudanças e valorização
Em primeiro lugar, é preciso destacar que o caminho que percorremos, até estar entre as cinco melhores educação do Brasil, foi pavimentado com muito esforço dos nossos colaboradores durante esses quase quatro anos de gestão.
Com o propósito desse avanço, realizamos uma série de mudanças para chegar no Top 5 da Educação do Brasil. Melhoria da infraestrutura, melhoria do conteúdo pedagógico, o reconhecimento salarial dos professores e, acima de tudo, a qualidade dos nossos profissionais foram, inegavelmente, a mola propulsora para este salto na qualidade do ensino. Só para ilustrar, não posso deixar de citar o nosso comprometimento com o reforço na segurança escolar, a melhoria na qualidade da merenda dos nossos alunos e o investimento na internet via satélite.
Ainda assim, é mais que justo prestar homenagem para aquele que está todos os dias em sala de aula e mesmo no seu tempo de descanso, nos finais de semana, está corrigindo provas. Professor, meus parabéns. Sem você não teríamos conseguido esse resultado jamais alcançado!
Manaus vive a melhor fase da história da educação com resultado de Ideb
Em resumo, o resultado dessa conquista nos coloca na melhor fase da história da rede municipal de ensino. Por consequência, Manaus alcançou o maior crescimento entre as capitais brasileiras no período do 6º ao 9º ano, com aumento de 0,4. Essa nota também é superior à média nacional.
O resultado dessas conquistas colocou a cidade em primeiro lugar no Ideb entre as capitais com mais de 2 milhões de habitantes, deixando para trás locais como Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte e Salvador.
Manaus tem, atualmente, 361 escolas reformadas
Desde que assumi a Prefeitura, uma das minhas metas pessoais era avançar na educação. Ao receber os dados dos gestores da pasta da educação, logo nos primeiros meses do nosso mandato, vi a necessidade de dar um melhor conforto para os nossos diretores, professores e alunos.
Não existe educação de qualidade com escolas sem estrutura, sem ar-condicionado, sem uma merenda de boa qualidade. Para isso, reformamos 361 escolas e estruturamos centenas delas, bem como foram construídas 28 unidades de ensino. Nesse número estão inseridas escolas municipais, creches, o Centro Municipal de Educação Infantil, o Cmei, e os Centros Integrados Municipais de Educação, o Cime, que participam do Ideb. Até o final deste ano, está previsto a entrega de mais 12 unidades de educação.
Na merenda escolar, tivemos outro avanço. Ofertamos alimentação para 250 mil crianças e jovens. Comida com um cardápio rico em proteína, carboidratos, salada e frutas.
Quer saber mais sobre ações na Educação que contribuíram para esse reultado no Ideb e outras estratégias para a nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.