Mais um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi reinaugurado nesta segunda-feira, 24/06, sendo a 15ª unidade entregue, agora no bairro Compensa 1, zona Oeste da capital. Esta revitalização resultou em um aumento significativo na atualização do Cadastro Único, saltando de 37% para 85% durante esta gestão, beneficiando diretamente a população.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, que ressaltou a importância da modernização e ampliação dos centros de assistência social na oferta de serviços essenciais à população.
“Para que todos compreendam a importância da abertura deste centro completamente reformado, equipado, modernizado e informatizado: quando assumimos a prefeitura, apenas 37% do Cadastro Único estava atualizado, havia muito a ser feito. Hoje, com a inauguração desta 15ª estrutura e através de um trabalho de modernização e busca ativa, conseguimos atualizar aproximadamente 85% do Cadastro Único. É responsabilidade da prefeitura modernizar suas instalações, manter seu cadastro atualizado e assim beneficiar nossa população”, destacou Almeida.
O CRAS da Compensa foi revitalizado através de emendas parlamentares destinadas pelo então deputado federal Marcelo Ramos, num investimento aproximado de R$5 milhões em junho de 2022.
A obra de revitalização incluiu a troca de pisos e revestimentos cerâmicos em banheiros, salas e áreas externas, além da substituição de louças sanitárias, acessórios e metais. Também foram revisadas as instalações elétricas, hidráulicas e de rede, seguidas pela pintura completa do imóvel.
A moradoral, Patrícia Lima, expressou gratidão pelo centro revitalizado e enfatizou a importância do espaço para a comunidade.
“Estou muito emocionada, porque sabemos que este é um órgão vital para as famílias carentes, de onde recebemos muita ajuda da prefeitura, especialmente para aqueles sem moradia e necessitados do auxílio do Bolsa Família. Estou muito feliz por ter este CRAS renovado, moro aqui há 36 anos e é um grande benefício para todos nós”, agradeceu Patrícia.