Quando pensamos na construção do Parque Gigantes da Floresta, um ponto essencial foi destaque: entregar um espaço em Manaus, que contemplasse também as Pessoas com Deficiência (PcDs). O Parque Gigantes da Floresta tinha que ser também grande ao ponto de não negar acesso aos PcDs e suas famílias. Fico muito feliz porque, com muito trabalho no Parque Gigantes da Floresta, esse caminho foi possível.
Não nos faltou coragem para ouvir o coração e as demandas destas pessoas, e promover maior qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência, como rege a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.
Com uma equipe qualificada, conseguimos definir as áreas e os brinquedos que atenderiam, exclusivamente, as Pessoas com Deficiência, sempre levando em conta o alto padrão de acabamento. Como filho de comunidade, nascimento e criado no Morro da Liberdade, eu sei o quanto é prazeroso entrar em um espaço público preparado com carinho para a população.
Quando abrimos as portas do Gigantes da Floresta, fiquei feliz de ver as crianças PcDs se divertindo, com o acesso garantido aos túneis e coberturas das estruturas dos animais gigantes do parque. Dentro das suas condições, elas realmente ganharam o poder viver essa alegria da primeira infância, sensação que a nova geração perdeu, com o avanço da tecnologia e o acesso excessivo a telas de todo tipo, e queremos ajudar a recuperar esse sentimento com o parque.
Onde fica o parque Gigantes da Floresta?
É com imensa alegria e sensação de dever cumprido, que podemos dizer que o Parque Gigantes da Floresta é um marco para Manaus. Construído na avenida Olívia de Menezes Vieiralves, mais conhecida como Alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo, o espaço contempla, toda cidade, mas principalmente, os moradores das zonas Norte e Leste, as mais populosas de Manaus, e historicamente marginalizadas por administrações passadas, em projetos abrangentes.
Além do conceito de lazer e turismo, o parque tem como eixo importante, pensado pela nossa gestão, a revitalização ambiental. O Gigantes da Floresta está bem no coração da área do Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu). Até o momento, já foram plantadas cerca de 200 árvores. Número que crescerá com mudas frutíferas.
O que é a Praça Molhada?
Não canso de dizer que todo o parque é um verdadeiro sonho para as crianças. Por ser avô de duas lindas meninas, vejo a alegria delas ao terem contato com a água. Assim, o Gigantes da Floresta não poderia deixar de ter uma praça molhada, que representasse a vasta riqueza do ecossistema amazônico. Um espaço também adequado para as pessoas com deficiência.
Em uma cidade com o calor tropical como a nossa Manaus, a praça molhada passa a ser essencial entre os equipamentos de lazer. Com 3,6 mil metros quadrados, ao centro, pensada pelos artistas que conceberam o projeto, se destaca a “Árvore da Vida”, que funciona com esguichos de água, num labirinto de folhas, que refresca a todos que se propõem a viver essa experiência.
Com o conjunto de iluminação de lâmpadas modelo led, a praça molhada acende o lado lúdico do lugar, transportando a todos para um ambiente com cara de filme futurístico, mágico, e muito refrescante.
Qual o horário de funcionamento do Gigantes da Floresta?
O parque tem como dias e horário de funcionamento, de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 10h às 21h. Já, nas segundas e terças-feiras, o local é fechado para manutenção dos brinquedos, das estruturas gigantes, e da Praça Molhada.
Lembre sempre, a entrada no Gigantes da Floresta é gratuita. Então não perca essa oportunidade e conheça esse espaço pensado com todo carinho para a diversão das famílias manauaras. E só reforçando, crianças até oito anos de idade, só entram acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Quer conhecer mais sobre o Parque Gigantes da Floresta e outros espaços de lazer e turismo da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No instagram e no facebook ou entre em contato pelo whatsapp (92) 99261-7070.