David Almeida, prefeito de Manaus, emociona a cidade ao anunciar nesta terça-feira (26) a reabertura da Praia da Ponta Negra para banho, proporcionando um momento especial aos moradores e visitantes. Essa decisão ocorre após o rio Negro atingir a cota de 17,94 metros, seguindo um aumento significativo nas últimas semanas.
“Acredito que, com o que foi feito pela prefeitura, juntamente ao Corpo de Bombeiros, temos a tranquilidade de reabrir o espaço da praia. É um presente para os banhistas e os barraqueiros que utilizam esse local”, enfatizou o prefeito.
Desde o dia 2 de outubro, a praia estava fechada para banhos devido à significativa vazante que afetou o Estado e o município. O aumento no nível do rio Negro, cuidadosamente monitorado, permitiu a reabertura, destacando a importância de observar as normas de segurança e medidas preventivas contra afogamentos.
A proibição anterior estava relacionada ao término iminente do aterro perene, próximo ao leito natural do rio, podendo causar mudanças no terreno. O embasamento técnico para a decisão contou com laudos e levantamentos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e medições do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (CBAM).