Antes deixada de lado pelo poder público, a zona rural de Manaus ganhou atenção especial com a nossa gestão. Até agora, já levamos asfalto para 7 comunidades da zona rural de Manaus, temos mais 3 em execução e mais um que ainda vamos alcançar, com o programa Asfalta Manaus. Sei bem que asfalto no acesso para a zona rural de Manaus sempre foi um sonho dos seus moradores e um desafio para a gestão municipal.
Em Manaus, sempre quando se falava em grandes obras de infraestrutura para melhorar a vida das pessoas, víamos esse trabalho somente para a zona urbana. Com a nossa gestão, essa realidade mudou, pois entendemos que Manaus precisa de uma atenção em toda a sua totalidade, e em especial a zona rural.
Claro que isso não quer dizer que saímos dos grandes centros urbanos. Pelo contrário, ampliamos nossos horizontes e enxergamos as famílias que vivem e produzem nas comunidades rurais de Manaus. Agora, com o asfalto que levamos para essas comunidades, o seu Antônio e a dona Maria podem escoar a produção familiar, sem grandes dores de cabeça, e o João pode seguir para a escola com a mãe, sem enfiar o pé no barro.
Quando determinei que essas obras de infraestrutura entrassem nos ramais, vimos que seria um desafio. Mas, arregaçamos as mangas e criamos coragem para fazer o que nenhum outro prefeito fez. Para você ter uma noção, em um dos ramais que asfaltamos, as famílias aguardavam há mais de 50 anos por esse serviço.
O ramal Água Branca, localizado no quilômetro 32, da rodovia estadual AM-010, é uma dessas localidades. Desde 1975 que aquela região não recebia atenção do poder público municipal e lá aplicamos oito mil toneladas de asfalto, em 10 quilômetros de extensão da via. Tudo isso executado em dois meses de obra.
Essa obra do Asfalta Manaus, tinha que chegar ao ramal Água Braga. Na comunidade de, aproximadamente, 300 famílias, tem uma escola, para onde as crianças enfrentavam grandes dificuldades para frequentar as aulas. Imagine a dificuldade das crianças e dos seus pais, na hora de transportar as suas produções para a zona urbana?
Asfalta Manaus na zona rural de Manaus
Além do Águia Branca, conseguimos chegar também em outras comunidades ao longo da AM-010, como o ramal do Matrinxã, no KM 17, o ramal Bom Jesus, no KM 25, o ramal da Cachoeira do Leão, no KM 37, o ramal Paraíso Verde, também no KM 37. Ainda por lá, estamos levando asfalto também o ramal São Francisco, que fica no KM 42, com serviços de terraplanagem, preparo para aplicação de massa asfáltica e compactação do solo que vai receber duas mil toneladas de asfalto em toda extensão da via.
Outras comunidades que ainda já foram asfaltadas ou que ainda estão em execução, são o ramal do Baiano, no Tarumã, o ramal do 9, no Puraquequara, o ramal do Acará, também o ramal do Areal, na comunidade do Val Paraíso, zona Leste e o ramal do Ipiranga, no bairro Jorge Teixeira, que deve beneficiar 500 famílias.
Asfalta Manaus: Maior programa de pavimentação da história
Quem acompanha o desenvolvimento da nossa cidade, pode ter a compreensão de que o programa Asfalta Manaus é o maior já executado na nossa cidade. Independentemente de ser dentro de um beco ou numa famosa avenida da cidade, conseguimos levar asfalto com recapeamento para mais de 3 mil vias nesse tempo de trabalho.
O nosso objetivo com esse programa, é com certeza, fechar o ano com mais de 5 mil vias recuperadas. Por isso, vamos continuar empenhados na busca recursos para seguir sempre em frente, com o trabalho, acordando cedo, para manter o ritmo de entregas que estabelecemos desde o começo da nossa gestão.
Quer saber mais sobre grandes obras e outras intervenções de infraestrutura da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.