Quando pensamos no Mirante Lúcia Almeida, um espaço de lazer e turismo, no Centro de Manaus, garantir acesso, conforto e segurança para todos foi pauta prioritária. Criado pela nossa equipe, o Mirante Lúcia Almeida foi completamente concebido com acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e pessoas com mobilidade reduzidas. Afinal de contas, vivenciar esse momento histórico da cidade, com o Mirante Lúcia Almeida, é um direito de todos.
Inaugurado em 4 de abril deste ano, o Mirante Lúcia Almeida, com seus quatro pisos, com o Píer Turístico Manaus 355, teve a sua arquitetura toda planejada dentro dos mais novos conceitos de acessibilidade. Buscamos seguir fielmente os preceitos das determinações da Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que versa sobre o tema no Brasil.
Todo o entorno do mirante e o seu percurso foram preparados para receber essa demanda, com calçadas largar, rampas de acesso. Já no mirante conta com elevador para os quatro pisos. Do mesmo modo, o Píer 355, também foi todo pensado dentro do conceito de espaço e rampas de acesso para que o PCD ou uma pessoa com mobilidade reduzida também tivesse acesso até a sua ponta.
No Mirante Lúcia Almeida, todas pessoas com deficiência, famílias com carrinhos de bebês, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e outros públicos que necessitam de acessos adequados, vão encontrar este cenário nas primeiras obras do programa “Nosso Centro”. Exemplo disso é visto no Largo de São Vicente, que foi projetado para que toda população, seja morador ou turistas, consigam realizar o trajeto neste encantador ponto da cidade.
Mirante Lúcia Almeia fomenta o turismo
Quem me conhece um pouco mais ou me acompanha pelas redes sociais, sabe o quanto sou apaixonado pela nossa cidade. Aprendi muito, ao longo dos meus 55 anos, sobre a sua história e raiz. E quando, olho para o Mirante Lúcia Almeida, vejo essa obra como um marco importante para história moderna de Manaus, muito bem conectada com o nosso Centro Histórico.
Manaus é uma cidade que desperta o fascínio em todos os visitantes pela sua localidade, bem como pela sua história, desde as suas origens da colonização, passando pelo período áureo da borracha e boom comercial da Zona Franca de Manaus e nas últimas décadas, como portal para as vivências na Amazônia.
Por este motivo, decidimos que era necessário realizar intervenções no Centro Histórico para estruturá-lo, deixando preparado para atender da melhor maneira os turistas e os moradores da nossa cidade.
As entregas do Mirante, Píer Turísticos, Largo de São Vicente e Casarão Thiago de Mello fazem parte desta primeira etapa do programa ‘Nosso Centro’, que trará outras novidades para a região, mas isso veremos em outro texto.
Feira de Artesanato do Mirante Lúcia Almeida
Além de contar com 11 serviços de alimentação e bebidas, o Mirante Lúcia Almeida deu espaço a uma Feira de Artesanato, que acontece de terça a domingo, das 16h às 21h.
A ação com os artesões, no primeiro piso do mirante, gera renda para muitos empreendedores cadastrados pelo município. No espaço eles expõem produtos confeccionados à mão, biojoias, laços, pantufas, produtos feitos com resina, massa de biscuit, biscoitos, bonecas, acessórios de cozinha, entre outros.
Como chegar no Mirante?
Localizado na região conhecida como Ilha de São Vicente, considerada o marco zero de Manaus, o Mirante Lúcia Almeida é um lugar de fácil acesso. Para quem vai de ônibus, basta pegar uma linha que vá ao Centro, desembarcar no terminal da Igreja da Matriz, e seguir pela avenida Sete de Setembro em direção ao Paço da Liberdade (antiga sede da Prefeitura).
Para quem vai de carro, a rota ideal é pela rua Luiz Antony, seguindo pela Governador Vitorio, até dobrar na Bernardo Ramos, ao lado do Casarão da Inovação Cassina. Mais a frente, passando pela lateral do Paço da Liberdade, é só dobrar na travessa Carolina para chegar ao mirante. Há vagas de estacionamento do Zona Azul na região.
Quer conhecer mais sobre o Mirante Lúcia Almeida e outros espaços de lazer e turismo da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo Whatsapp (92) 99261-7070.