Você já conhece o Mirante Lúcia Almeida? Então fique comigo que vou lhe apresentar. Pensado como a nova porta de entrada do turismo da cidade de Manaus, o Mirante Lúcia Almeida foi inaugurado no dia 4 de abril de 2024. Justamente, no lugar onde a história conta que foi por onde começou a cidade, que ao longo dos tempos virou as costas para o nosso majestoso rio Negro. E agora, com a inauguração do Mirante Lúcia Almeida, essa realidade começa a mudar.
Antes de falar do dia da inauguração, preciso contar como surgiu a ideia de resgatar o marco zero de Manaus. Sou apaixonado por nossa cidade e sei bem o potencial existente aqui. Manaus é a sétima economia do país e terra de gente guerreira. Somos abençoados por Deus com a riqueza e beleza amazônica, por isso, sempre defendi que o poder público invista em turismo, fortalecendo esse setor.
O Mirante Lúcia Almeida, um lugar incrível, com vários atrativos e serviços é a prova concreta disso. Localizado no início da avenida Sete de Setembro, o espaço foi por muitos anos uma área do nosso Centro Histórico, degrada, abandonada, em ruinas. Se tornou reduto de pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Um verdadeiro desperdício do grande potencial turístico da cidade. Você pode comprovar isso com as imagens a seguir.
O prédio do Mirante Lúcia Almeida tem mais de cinco mil metros de área construída. São 58 metros de comprimento e quatro andares (térreo e mais três pavimentos). O espaço que conta com restaurantes, bares e quiosques, virou lugar para exposições e apresentações artísticas e culturais.
Não é falta de modéstia nenhuma afirmar que o Mirante Lúcia Almeida se tornou um dos lugares marcantes de Manaus. Ponto turístico, com uma vista fantástica para o nosso rio Negro e o pôr do Sol, o Mirante Lúcia Almeida, tem servido como um espaço de encontros dos manauaras. É possível sentir orgulho de ver o espaço como a porta de entrada da restauração do nosso Centro Histórico.
Projeto Nosso Centro
A inauguração do mirante faz parte da primeira etapa do projeto de recuperação do Centro histórico da cidade, nomeado de “Nosso Centro”, lançado pela nossa gestão em 2021. Ele é composto por três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.
Nesta primeira fase, já foram entregues quatro estruturas: o mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello e Píer Turístico, que além de atrair pessoas para o Centro, ainda ajudam no fomento econômico da região.
Qual o horário de funcionamento do Mirante Lúcia Almeida?
O novo cartão postal da cidade, está funcionando a todo vapor após a inauguração. Aos interessados por esse lugar incrível, o Mirante Lúcia Almeida, fica aberto ao público, de domingo a domingo, das 7h às 00h.
Acessibilidade no Mirante Lúcia Almeida
Uma grande preocupação que tivemos quando planejamos o novo ponto turístico de Manaus foi torná-lo acessível para toda população. Por isso, tivemos um cuidado especial para atender todas as determinações da Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.
No Mirante Lúcia Almeida, pessoas com deficiência (PcDs), famílias com carrinhos de bebês, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e outros públicos que necessitam de acessos adequados, vão encontrar este cenário nas primeiras obras do programa “Nosso Centro”.
O mirante Lúcia Almeida e o Largo de São Vicente foram projetados para serem espaços urbanos públicos com a intenção de servir como áreas vibrantes a fim de atender uma ampla variedade de públicos, moradores, visitantes e turistas de todas as faixas etárias.
Quer conhecer mais sobre o Mirante Lúcia Almeida e outros espaços de lazer e turismo da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo whatsapp (92) 99261-7070.