Caro amigo, se você que nasceu em Manaus ou mora nessa terra há algum tempo, já deve ter se perguntado o porquê de poucas opções de lazer no centro da cidade. Na busca por essa resposta, o Mirante Lúcia Almeida nasceu na busca de ajudar a mudar esse cenário. A inauguração do Mirante Lúcia Almeida abriu uma série de entregas da nossa gestão, pelo programa Nosso Centro, que tem a missão de impulsionar o turismo a partir do Centro Histórico de Manaus.
Junto com o Mirante Lúcia Almeida, inaugurado no 4 de abril de 2024, a nossa gestão realizou outras entregas, também do Casarão Thiago de Melo e do Largo de São Vicente, que estão no entorno do mirante. Semanas depois, inauguramos o Píer Turístico Manaus 355. Todo esse complexo rapidamente ganhou espaço no cotidiano dos manauaras e uma parada obrigatória aos turistas que vem visitar a capital a Amazônia.
Lançado pela nossa gestão em 2021, o programa Nosso Centro, trabalha pela restauração de patrimônios históricos, do Centro Histórico da cidade, por meio de ações de história, turismo, economia, empreendedorismo, arte, cultura, lazer e habitação. Essas categorias estão dentro dos projetos Mais Vida, Mais Negócios e Mais História, que pretendem devolver a vida ao local onde a nossa cidade nasceu.
Ao longo dos anos, por razões diversas, ocorreu uma grande migração dos moradores do Centro, para outras regiões da cidade, deixando um triste vazio a um lugar cheio de potencial econômico. Um abandono causado por falta de políticas de atenção e cuidado a um patrimônio histórico de grande potencial para o turismo.
Outro ponto que depôs, por anos, contra o potencial do centro de Manaus, foi uma longa onda de construções de costas viradas para o seu mais bonito e importante bem, o rio Negro. Foram casas, entre outros empreendimentos, colocando a natureza como segundo plano, quando deveriam ter aproveitado a sua força.
Com o Mirante Lúcia Almeida, dentro da concepção do programa Nosso Centro, nós começamos buscar esse olhar voltado para esse patrimônio natural e contemplar as belezas da nossa Amazônia.
Como chegar ao Mirante Lúcia Almeida?
Para visitar o Mirante Lúcia Almeida, o Largo de São Vicente e o Píer Turístico Manaus 355, o acesso é muito facilitado. Por estar localizado no Centro, você pode ir de ônibus. A opção ideal é desembarcar no terminal da Igreja da Matriz e seguir a pé pela 7 de Setembro, em direção ao Paço da Liberdade (antiga sede da Prefeitura de Manaus).
Para quem vai de carro, o melhor caminho é pela rua Luiz Antony, seguindo pela Governador Vitorio, até a Bernardo Ramos, ao lado do Casarão da Inovação Cassina, depois segue pela lateral do Paço da Liberdade, e vira na travessa Carolina, para chegar ao mirante. Todo o entorno conta com vagas da Zona Azul.
Acessibilidade no Mirante Lúcia Almeida
Uma grande preocupação que tivemos quando planejamos o novo ponto turístico de Manaus foi torná-lo acessível para toda população. Por isso, tivemos um cuidado especial para atender todas as determinações da Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.
No Mirante Lúcia Almeida, pessoas com deficiência (PcDs), famílias com carrinhos de bebês, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e outros públicos que necessitam de acessos adequados, vão encontrar este cenário nas primeiras obras do programa “Nosso Centro”.
O mirante Lúcia Almeida e o Largo de São Vicente foram projetados para serem espaços urbanos públicos com a intenção de servir como áreas vibrantes a fim de atender uma ampla variedade de públicos, moradores, visitantes e turistas de todas as faixas etárias.
Quer conhecer mais sobre o Mirante Lúcia Almeida e outros espaços de lazer e turismo da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo whatsapp (92) 99261-7070.