De 2021 para cá, a nossa gestão tem trabalhado bastante para resolver um dos grandes problemas da cidade de Manaus, as erosões em áreas de risco. Esse pesadelo tirava o sono de muitas famílias que já começavam a orar quando percebia que o clima havia mudado e começaria a chover. Muitas vezes, essas erosões em áreas de risco eram causadas pela construção irregular ou pelo descarte incorreto do lixo. Mas os motivos não importavam, a nossa missão era conter essas erosões em áreas de risco e entregar um espaço novo para a população.
Para acabar com essa situação, a nossa gestão encarou de frente esse desafio na infraestrutura de Manaus, e realizamos grandes obras de drenagem profunda, para conter gigantes erosões em áreas de risco espalhadas pela cidade.
Com essas grandes obras de infraestrutura, o sentimento de insegurança deu lugar ao de bem-estar, como fizemos no bairro Mauazinho, Zona Leste, e no Francisca Mendes, Zona Norte, cada uma com 40 metros de profundidade. Essas erosões em áreas de risco, sem atenção do poder público, poderiam se tornar grandes tragédias.
Essas duas grandes obras, nos serviram de grande aprendizado para seguir trabalhando com mais vontade em outras localidades. Sempre na busca pela transformação da nossa cidade em um lugar mais seguro para todos.
Desde o início da nossa gestão, determinei que fizéssemos um levantamento de quantas erosões em áreas de risco existiam em Manaus. Era uma informação crucial para que pudéssemos começar a trabalhar nas obras de contenção em drenagem profunda. Logo de cara, infelizmente, vimos que esse levantamento não existia.
Erosões em áreas de risco em todas as zonas de Manaus
Depois do levantamento da nossa equipe, vi que, praticamente em todas as zonas de Manaus foram identificadas erosões em áreas de risco iminente, e que precisavam de grandes intervenções para evitar grandes desastres. Entre as mais urgentes, estavam as da Zona Norte a que precisavam de uma atenção redobrada.
Somente nessa região, nós já concluímos 12 obras, sendo uma delas próximo ao Clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós. Assim como essa, estamos com mais três em andamento, na rua Albânia, no Nova Cidade, que estava tirando o sono de alguns moradores.
Na Zona Leste, nossa equipe abriu 7 frentes de obras para conter erosões concluídas, sendo que uma está em andamento e outra em fase de finalização. Por lá, duas erosões chamaram minha atenção. Uma na comunidade Santa Inês, bairro Jorge Teixeira, que tinha 10 metros de profundidade e está em fase de finalização a outra, que já concluímos, na rua São Pedro, no Mauazinho. As duas foram um grande desafio para a nossa equipe.
Na Zona Oeste, temos uma frente de obra de drenagem profunda, em área de risco, em andamento, e já entregamos duas. Uma delas no beco Darci Azambuja, no São Raimundo, onde os moradores já podem dormir sossegados, em período de chuva frequente. Já na Zona Centro-Oeste, concluímos 4 grandes obras de contenção de erosões. E na Zona Sul, já entregamos mais duas.
Asfalta Manaus contribui para evitar processo de erosões
Você sabia que o asfaltamento é uma medida eficaz para prevenir a erosão e proteger a infraestrutura urbana e ambiental? Isso acontece porque quando criamos uma superfície sólida e impermeável com asfalto, controlamos a drenagem das águas das chuvas e, consequentemente, a formação de erosões.
Lançado em abril de 2022, o Asfalta Manaus, maior programa de pavimentação urbana da capital, chegou exatamente para isso e já alcançou mais de 3.070 ruas em todas as zonas.
Quer saber mais sobre grandes obras e outras intervenções de infraestrutura da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.