Acompanhe a nossa rotina e fique ligado nas notícias da gestão

Juntos, vamos continuar transformando Manaus!

Superamos Desafios,
Crescemos Juntos e Vamos Conquistar Ainda Mais!

Juntos, vamos continuar transformando Manaus!

Meu trabalho

Alargamento da avenida Ephigênio Salles alivia trânsito na região

Agentes do IMMU realizando a sinalização da avenida Ephigênio Salles

Manaus é hoje uma das grandes cidades brasileiras que cresce de forma vertiginosa. E para o seu bom funcionamento, ela sempre vai precisar de grandes obras de infraestrutura, como a do alargamento da avenida Ephigênio Salles, também conhecida como V8, que a nossa gestão realizou entre os bairros Adrianópolis e o Aleixo, Zona Centro-Sul. O alargamento da Ephigênio Salles, ajudou encurtar o tempo nos trajetos de que atravessa essa região para as zonas Norte, Leste e Sul.

Vivemos hoje num mundo muito competitivo, nos negócios e oportunidades, e até mesmo conosco. Com tanto a fazer, o nosso tempo é o bem mais precioso que não podemos desperdiçar. Agora, imagine viver numa grande cidade e perder 30 ou 40 minutos no trânsito. Quando pensamos no alargamento da Ephigênio Salles, a nossa intenção foi realizar uma grande obra que ajudasse as pessoas a ganhar tempo, diminuindo o engarrafamento na região.

O alargamento da avenida Ephigênio Salles, no trecho entre o viaduto Miguel Arraes e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), foi uma grande obra pensada estrategicamente. Nessa região, tinha um gargalo de trânsito, causado pelo tamanho da pista, no sentido Centro/bairro, de apenas duas vias. Pesava sobre essa limitação de espaço da pista, o grande volume de veículos que descem das avenidas Darcy Vargas e Mário Ypiranga (pelo viaduto Miguel Arraes), principalmente nos horários de pico.

Servidores trabalhando na obra de alargamento da Ephigênio Salles
Servidores trabalhando na obra de alargamento da Ephigênio Salles

O alargamento da avenida Ephigênio Salles, foi uma grande obra que consistiu em construir mais uma faixa, na extensão de 1,2 quilômetro, a partir da Mário Ypiranga, até a entrada da avenida Via Láctea. Antigamente, quem saía do “viaduto do Detran-AM” para seguir no rumo do bairro Coroado, na Zona Leste, ou para Avenida Rodrigo Otávio, na Zona Sul, e até mesmo para a Avenida das Torres, em direção à Zona Norte, ficava preso naquela região. Essa grande obra se mostrou vital para essa região da cidade.

Alargamento da Ephigênio Salles reduz estresse no trânsito

Agora, com mais uma faixa, o fluxo de veículos se tornou mais eficiente. Tenho certeza de que o alargamento da Ephigênio Salles não apenas tornou o deslocamento mais rápido e previsível para motoristas e passageiros, como também contribuiu para a diminuição do estresse. Além do mais, com menor congestionamento, há uma diminuição o volume de emissões de gases poluentes, beneficiando o meio ambiente e promovendo uma cidade mais saudável.

Durante a intervenção do alargamento da Ephigênio Salles, reduzimos o canteiro central, que não era usado por pedestres. Fizemos o mesmo com a velha calçada, fizemos algumas desapropriações pontuais. Colocamos um novo asfalto e fizemos uma calçada de concreto para garantir o acesso de mais qualidade e seguro aos pedestres da região.

Construção de uma passarela

Em meio ao projeto do alargamento da Ephigênio Salles, a nossa gestão também executou a construção de uma passarela de pedestres, em frente ao TCE-AM. Com o ganho de velocidade na pista para os veículos, se tornou mais que necessária em razão do volume de pessoas que costumeiramente precisam atravessar a pista para acessar lugares e a parada de ônibus.

Na implantação da passarela, a nossa equipe trabalhou com fundação profunda das duas torres, para sustentar a estrutura metálica pré-moldada, com dois elevadores que permitem acessibilidade aos pedestres e PCDs.

Além do alargamento da avenida Ephigênio Salles, o projeto ainda contou com a construção de um passarela
Além do alargamento da avenida Ephigênio Salles, o projeto contou com a construção de uma passarela

Ao longo dessa grande obra foi necessário também fazer a remoção de 27 postes. A substituição foi realizada pela concessionária de energia, que também fez o recuo dos postes, seguindo o alargamento da via, e ainda implantou na área uma nova rede de energia elétrica, mais moderna e segura.

Quer saber mais sobre grandes obras da nossa gestão e outras intervenções de infraestrutura da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais, no Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo Whatsapp (92) 99261-7070

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

David Almeida na inauguração do Parque Gigantes da Floresta
Meu trabalho

Saiba como foi a inauguração do Parque Gigantes da Floresta

  • 14 de julho de 2024
Você já ouviu falar sobre o Parque Gigantes da Floresta? Fruto de um sonho e de muito trabalho, o novo
Parque Gigantes da Floresta localizado às margens do igarapé do Mindu
Meu trabalho

A recuperação social e ambiental que vem com o Gigantes

  • 14 de julho de 2024
No último dia 4 de julho, a nossa gestão realizou a inauguração do Parque Gigantes da Floresta, o maior da
×