Quem lembra dos gigantes congestionamento que enfrentávamos, na avenida Governador José Lindoso na travessa com a rua Barão do Rio Branco, na Cidade Nova, Zona Norte? Para resolver esse gargalo, a nossa gestão construiu o complexo viário Prefeito José Fernandes, mais conhecido como viaduto das Torres. Entregue em tempo recorde, seis meses antes do prazo, o viaduto das Torres foi vital à vida do manauara que precisa usar a avenida e encurtar o tempo de chegar ao trabalho ou em casa. Venha comigo conhecer mais detalhes sobre a obra do viaduto José Fernandes.
A construção de viaduto José Fernandes foi, sem dúvida, uma das intervenções mais necessárias, para um dos eixos mais importantes da cidade. Grandes obras de infraestrutura como essa são cruciais para a qualidade da mobilidade urbana de uma cidade como a nossa Manaus.
Quando uma cidade começa a crescer muito como a nossa cresceu, nos últimos 4 anos, percebemos a necessidade de pensar o que devemos fazer para resolver esses gargalos. Se for preciso abrir uma nova rua, acabar com um semáforo ou cavar um viaduto, com vontade política nós fazemos.
Com a obra do viaduto José Fernandes, pensei exatamente assim. Nós precisávamos de uma solução para o engarrafamento naquela localidade, já que a avenida das Torres, hoje, é uma das mais importantes e movimentadas vias de acesso rápido de Manaus, tanto é que, até eliminamos os semáforos que ficavam nos dois sentidos e agora o trânsito flui sem retenções.
Velocidade na entrega do viaduto José Fernandes
Eu considero o viaduto José Fernandes uma das mais importantes grandes obras de infraestrutura da nossa gestão. Ele está localizado bem no cruzamento das avenidas Governador José Lindoso, mais conhecida como avenida das Torres, com a Barão do Rio Branco, no bairro Flores.
O viaduto José Fernandes foi entregue pela nossa gestão no dia 27 de dezembro de 2023, quando o prazo era maio de 2024. A obra contemplou uma passagem de nível com duas alças de acesso, dois retornos na mesma via e uma adequação viária do cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a avenida Timbiras, onde abrimos uma nova rua de acesso direto para a avenida das Torres.
Como chegar ao viaduto das Torres
Como a Zona Norte tem crescido cada vez mais, com novas moradias e movimento intenso do comércio, esse viaduto foi feito para desempenhar um papel importante na integração desses bairros, conectando regiões isoladas e facilitando o acesso a centros comerciais, residenciais e industriais.
Para se ter uma ideia, se você vier do Distrito Industrial, na zona Sul, pela avenida Rodrigo Otávio, pegar a rua Rio Preto e chegar ao início da Avenida das Torres, você vai levar algo em torno de 15 minutos para cortar a cidade, do Aleixo, até chegar à rodovia estadual AM-010. Isso antigamente era impossível.
Eu falo com todas as palavras, o viaduto José Fernandes, ou viaduto das Torres, veio para trazer mais segurança para os motoristas. Acabamos com o cruzamento, reduzindo assim o número de acidentes e até mesmo diminuição do tempo estimado de uma viagem, seja de carro ou de ônibus, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos manauaras que precisam usar com frequência a avenida das Torres.
Quer saber mais sobre grandes obras e outras intervenções de infraestrutura da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.