Imagina você assumir pela primeira vez a gestão de uma das principais capitais do país e logo de cara ter que encarar a segunda onda da Covid-19? Foi isso que aconteceu com a nossa gestão. Mesmo assim, enfrentamos de frente os desafios. Erramos, corrigimos e aprendemos. Hoje, graças aos esforços dos nossos profissionais da saúde, Manaus tem a melhor Saúde Básica entre as capitais do Brasil. E você quer saber mais? São sete quadrimestres seguidos que o Previne Brasil classifica a capital amazonense como a melhor saúde básica. Venha saber mais sobre esse grande feito.
Um dos pilares centrais de qualquer plano de governo é a Saúde. Quando assumimos a gestão de Manaus, tínhamos em mente os grandes desafios que iriamos encarar. Porém, ninguém imaginava que logo na primeira semana de janeiro de 2021, a segunda onda do coronavírus iria atingir Manaus com tanta força. Infelizmente, esse foi um período triste onde tivemos muitas perdas irreparáveis. Posso falar com conhecimento de causa, pois perdi a minha mãe para esse vírus. Então, graças à união e coragem da nossa equipe, estabelecemos um planejamento para a saúde básica de Manaus.
Lutamos, corremos, firmamos compromissos com os servidores e conseguimos fazer uma revolução na saúde básica de Manaus. Após esses primeiros meses de trevas, o Ministério da Saúde anunciou que a saúde básica de Manaus era o 1º lugar entre as capitais no ranking do Previne Brasil, que mede a qualidade dos serviços ofertados nas unidades de atenção básica de saúde. A conquista mostrou que estávamos no caminho certo. Mas não paramos por aí. Seguimos avançando.
Investimentos para ter a melhor saúde básica
A gente sabia que não seria fácil, mas a nossa gestão tinha esse compromisso. Precisávamos investir em todos os servidores, do técnico de enfermagem, ao serviços gerais, passando pelos gestores e os médicos. Esse resultado mostra o desempenho das equipes da Estratégia de Saúde da Família e de Atenção Básica, que executam os serviços lá na ponta.
Esses investimentos também passaram pela melhoria da estrutura. Você sabia que a atual gestão municipal de Manaus já realizou a revitalização ou construção de 78 unidades de saúde? Dessas, são 9 Unidades de Saúde da Família (USFs) e cada uma tem capacidade de atenderem mais de 20 mil pessoas por mês. São ‘mini-hospitais’ espalhados por todas as zonas da cidade.
Atendimento ampliado em áreas específicas
Temos investimentos em outras áreas específicas como da saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança, doenças crônicas, temos ainda a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial, SOS Saúde, ações de vacinação e atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Somente na Unidade Móvel de Saúde (UMS) da Mulher realizamos 139, 5 mil procedimentos de julho do ano passado, quando foi criada, até agora. Isso mesmo que o porquê há sete quadrimestres temos a melhor saúde básica do Brasil, entre as capitais.
Mas se você acha que estamos satisfeitos, está bem enganando. Não iremos parar até alcançar os 100% da cobertura da atenção básica e estamos pertos disso. Até o final do ano, temos novas unidades para entregar à população. Assim, pretendemos ampliar a nossa nota no Previne Brasil, seguindo liderando o ranking e sendo a melhor saúde básica do país.
Quer saber mais sobre ações de Saúde e outras estratégias de bem-estar da nossa cidade, acompanhe as minhas redes sociais. No Instagram e no Facebook, ou entre em contato pelo WhatsApp (92) 99261-7070.