David Almeida
blog Notícias

Prefeito David Almeida sofre ataques difamatórios por meio da plataforma Google

O prefeito de Manaus, David Almeida, enfrentou um ataque na internet através do Google, o principal mecanismo de busca online. Na última quarta-feira, 17/1, as pesquisas pelo nome do prefeito direcionavam para um conteúdo criado por criminosos (backlink), onde ele era erroneamente identificado como ex-prefeito de Manaus. Paralelamente, uma ação coordenada, utilizando automação, promoveu conteúdo difamatório, tentando associar o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020, quando David Almeida foi eleito prefeito da capital amazonense pela maioria da população.

A manipulação identificada no Google já foi denunciada à plataforma, e a Procuradoria Geral do Município (PGM) está se preparando para tomar as medidas legais necessárias. O objetivo é identificar os responsáveis por trás dessa ação e exigir da plataforma a remoção de resultados de busca intencionalmente potencializados para aparecerem entre os primeiros no ranking do Google.

No Natal passado, um áudio fraudulento, criado com o uso de Inteligência Artificial (IA), circulou em grupos de WhatsApp, visando difamar o prefeito. A investida criminosa foi prontamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que iniciou uma investigação sobre o caso. Recentemente, o Jornal O Globo destacou o episódio como um dos primeiros casos de fake news utilizando IA contra gestores nas vésperas do processo eleitoral de 2024.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Prefeito David Almeida e vice-governador Tadeu de Souza destacam avanços na infraestrutura viária
Notícias

Prefeito e vice-governador destacam avanços na infraestrutura viária

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, assinou, nesta quarta-feira, 4/1, a ordem
Prefeito David Almeida entrega Unidade de Saúde da Família no Colônia Terra Nova
Notícias

Unidade de Saúde da Família no Colônia Terra Nova é entregue pelo prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a Unidade de Saúde da Família (USF) N-49, na tarde desta quarta-feira, 4/1,